quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Em Ipaumirim, a devoção à São Sebastião é uma das mais antigas e tradicionais do Estado. Festa segue até dia 20


Fortaleza. Reverenciar o padroeiro, uma das mais antigas tradições religiosas do Estado, e promover o reencontro dos conterrâneos que já não vivem na cidade natal. Promovida até o próximo dia 20 de janeiro, os habitantes de Ipaumirim, município localizado a 425 quilômetros de Fortaleza, participam da tradicional romaria de São Sebastião e da oitava edição do Encontro dos Filhos e Amigos de Ipaumirim.

A programação do evento inclui festas, missa e uma exposição, que deve mobilizar tanto a população local quanto a de municípios vizinhos, além daqueles que já não moram em Ipaumirim, mas retornam para rever a cidade e os familiares. De acordo com Bosco Macedo, um dos fundadores e ex-presidente da Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI), a expectativa dos organizadores é de que cerca de 5 mil pessoas se dirijam ao município para participar tanto do evento religioso e quanto do social.

Festejo antigo

A tradição local diz que a devoção e as romarias em homenagem ao santo teriam sido iniciadas em 1919. Conta-se que uma senhora que morava nas redondezas da comunidade de Alagoinha (hoje Ipaumirim) era grande devota de São Sebastião. Como forma de demonstrar sua fé, ela costumava fazer uma caminhada diária até o alto de uma pedra, onde havia deixado a imagem do santo.

Anos depois, o coronel João Augusto Lima teria providenciado uma cruz de madeira com um nicho no meio, fixada no alto da pedra junto com o santo, que dali em diante também passou a receber ex-votos como demonstração de gratidão por graças alcançadas pelos fiéis.

Em 1956, um grupo de moradores do lugar teriam mobilizado a comunidade para a construção de uma capela em honra a São Sebastião em cima da pedra onde já estava a cruz. Liderados por Luis Leite da Nóbrega e Francisco Vasconcelos Arruda, os moradores conseguiram arrecadar donativos e, no dia 20 de janeiro do ano seguinte, a capela foi inaugurada em clima de muita festa e devoção.

Reencontro

O ex-presidente da Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim considera que este é o período do ano em que o município de Ipaumirim recebe o maior número de visitantes, principalmente devotos de São Sebastião e filhos da terra que hoje vivem em outros locais e aproveitam a festa para rever a cidade. Para ele, a força da tradição e da devoção mobilizam a comunidade, onde quer que ela esteja.

"A festa de São Sebastião é o momento do ano em que mais filhos de Ipaumirim que moram longe retornam à cidade, muito mais do que em datas como o Natal ou feriados prolongados. Pessoas de outras cidades e até de outros Estados fazem questão de vir para a festa. A devoção por São Sebastião é muito forte e mobiliza toda a comunidade", comenta Bosco Macedo.

Programação

A festa religiosa teve início no último dia 11, quando a imagem do santo foi levada em procissão da capela construída no alto da pedra para Ipaumirim. Os novenários ocorreram durante toda a festa. O encerramento da festa ocorre no dia 20, às 6h30, quando será celebrada uma missa na Pedra de São Sebastião. Às 10 horas, acontece a missa solene na Igreja Matriz. Às 16 horas, a procissão percorre a cidade com a imagem de São Sebastião.

As atividades da Festa dos Filhos e Amigos de Ipaumirim são as seguintes: na próxima segunda-feira (dia 18), casais que não têm condições financeiras de formalizar a união vão participar de um casamento coletivo a partir das 17 horas, na Praça da Matriz, realizando o sonho do casamento.

Às 19 horas, será promovida uma missa em Ação de Graças na própria Igreja Matriz. Às 20h30, haverá abertura da exposição em homenagem ao centenário de nascimento de três importantes líderes políticos do município (Francisco Vasconcelos de Arruda, Oswaldo Ademar Barbosa e Argemiro Felizardo Vieira), seguido por uma festa dançante. Já no dia 19, haverá Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI), na Câmara Municipal, seguida por um coquetel.

Participantes
"Este é o período em que mais filhos de Ipaumirim vêm visitar os familiares e a cidade natal"
Bosco Macedo
Fundador da Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI)

Mais Informações:
Casa Paroquial da Igreja Matriz
(88) 3567.1094
Associação Cultural e Recreativa de Ipaumirim (ACRI) - (88) 3567.1141



Karoline Viana
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário