segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

20 anos de saudade- João Batista Braga Barreto

Por  Vicente de Sousa Barreto Neto
João Batista Braga Barreto, Batista de Vicente Barreto, nasceu em 10 de Junho de 1943, filho de Vicente de Souza Barreto e Maria de Lourdes Guimarães Braga Barreto. Iniciou os estudos em Cajazeiras e aos 14 anos deslocou-se para Recife para fazer o segundo grau. Em 1968 teve que retornar a Cajazeiras, devidos a problemas de saúde de seu pai, aqui se formou em Filosofia.
Batista em campanha para presidente do tenis clube,
Foi forte líder estudantil da A.U.C., famosa e tradicional Associação Universitária de Cajazeiras, onde ocupou diversos cargos. Foi presidente do Cajazeiras Tênis Clube,quando das suas gestões  fez uma verdadeira transformação naquele sodalício, ampliou seu salão de Festas em 100%, construiu o Parque Aquático, fez uma área de lazer para eventos menores, inclusive uma academia, fez mais uma secretária, e conseguiu reerguer um clube desacreditado, tornando-o destaque na Paraíba, com seus famosos carnavais onde a decoração chamava a atenção de todos pela sua beleza, além das orquestras Super O´hara, Uiraunense de Frevo que sempre abrilhantavam o Carnaval, Réveillon, Micareta ( festa da Páscoa ), São João, Dia das Mães,churrascos para Sócios, além das maratonas de bicicletas para a população em geral.
Na 1ª comunhão dos filhos com a mãe D. Lourdes e esposa 
Foi presidente do Grêmio Artístico a convite, apenas com o intuito de ajudar, onde com o Amigo Eudes Cartaxo, e com a ajuda de alguns amigos executou a sua primeira grande Reforma, com ampliação e recuperação do prédio como um todo.
Foi secretário de Obra e Urbanismo de Cajazeiras, fazendo um belíssimo trabalho, entre eles, reformando toda a rede de esgotos da cidade, abrindo a ruas promovendo novas frentes de desenvolvimento da cidade.
Foi Rotariano, Agro-pecuarista, Auditor Fiscal radicado na Coletoria de Cajazeiras e em Catolé do Rocha, construtor construindo o primeiro Edifício Residencial de Cajazeiras ao lado da UFCG.
Casou-se com Maria Vilmar Rolim e teve 2 filhos, hoje já formados e pessoas dignas, Vicente de Souza Barreto Neto ( Arquiteto) e Vanessa Rolim Barreto Cavalcante ( Médica otorrinolaringologista).
Morreu aos 48 anos de idade em 26 de Janeiro de 1992,e foi aquela pessoa que acima de tudo tinha a arte de fazer amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário