domingo, 15 de janeiro de 2012

Infraestrutura da cidade

Não há dúvida de que a cidade de Cajazeiras passou um bom tempo sem receber investimentos na sua infra-estrutura, principalmente obras de calçamento, já que novos bairros surgiram, sem muito planejamento e sem calçamento e esgoto, como foram os casos do Por do Sol, Sol Nascente e Vila Nova.
Chico Rolim
Já existia um espaço muito grande, entre gestões que conseguiram recursos para grandes investimentos na infra-estrutura da cidade, como foi o caso de Chico Rolim, que asfaltou e abriu avenidas, a exemplo da Comandante Vital Rolim e Epitácio Leite Rolim, que com recursos conseguidos por Edme e Wilson Braga calçou muitas ruas. Já Zerinho abriu a Avenida Donato Braga (estrada do amor), até hoje sem asfalto e iluminação e abriu a larga Avenida Severino Cordeiro, com canteiro central e asfalto frio.
Carlos Antonio
Em 2001, Cajazeiras, com um prefeito jovem e entusiasmado, no caso, o médico Carlos Antonio, antes mesmo de assumir correu para Brasília, com o seu vice a tiracolo, o padre Francivaldo Nascimento Albuquerque, para bater às portas dos parlamentares em busca de recursos e apresentação de emendas no orçamento da União para a cidade e realmente conseguiu, sem deixar de lado as perspectivas de recursos e convênios com o governo estadual, na gestão de Cássio Cunha Lima, aliado político, com quem Carlos Antonio conseguiu recursos para calçar 50 ruas e recapear o asfalto de algumas avenidas, como a Francisco Matias Rolim/José Américo de Almeida, que dá acesso ao campus da UFCG.
A cidade passou a viver um novo ciclo com a conquista de recursos para calçamento de outras 50 ruas e a garantia no orçamento de verbas superiores a 7 milhões de reais, resultado de uma emenda de bancada apresentada pelos deputados Efraim Filho e Wellington Roberto, para calçar 142 ruas, obras que continuam sendo executadas.
Leblon
Além disto, o município conquistou outras obras importantes, na cidade e zona rural, com destaque para o Açude do Bartolomeu, o Aterro Sanitário e a reurbanização e revitalização da parede do Açude Grande, denominado de Leblon, um complexo de lazer e esporte, pois, além de quiosques, também foram construídas quatro quadras esportivas, deixando de ser um pedaço da cidade que estava morto, além da reforma do Calçadão da Tenente Sabino e Avenida Presidente João Pessoa.
Léo Abreu
Na gestão de Léo Abreu essa busca por recursos junto ao orçamento geral da união, continuou, mesmo que sem os mesmos resultados, até porque deixou a gestão com menos de 3 anos, mesmo assim conseguiu a liberação de recursos para revitalização das praças Coração de Jesus e Padre Cícero, além de uma creche-escola, que já teve metade dos recursos liberados.
  O atual prefeito Carlos Rafael, também já foi a Brasília e visitou o gabinete de parlamentares com pedidos para que disponibilizem mais recursos para novas obras. O senador Vital do Rego alocou 30 milhões para despoluição do Açude Grande e prometeu garantir uma verba para o IML e para o Aeroporto Regional, construído na gestão Maranhão, só que, resultado de uma conquista da classe empresarial da cidade.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário