sexta-feira, 2 de março de 2012

A mais nova “invenção” do futebol paraibano, “menosprezo”

Por Reudesman Lopes








Subdesenvolvido, extremamente mal dirigido pela Federação Paraibana de Futebol e pelos dirigentes dos nossos clubes, tudo isso, e muito mais é o retrato do pobre futebol paraibano que se arrasta a décadas e que nós, amantes deste esporte que é paixão nacional não vislumbramos nenhuma chance de alteração neste quadro que vai se tornando muito mais falho e muito mais cruel ao passar dos anos, estamos sem freio ladeira abaixo. Para mudar é preciso e necessário reformar, para se reformar é preciso trazer um novo comando e para este novo comando chegar é preciso vencer a presidenta Rosilene Gomes (foto) e toda a estrutura que está montada com os próprios clubes fazendo parte desta intransponível fortaleza reforçada com as Ligas de Futebol espalhadas Paraíba afora. Mas, o chamado trio de ferro do nosso futebol, Treze, Campinense e Botafogo, neste atual campeonato paraibano, estão encontrando artimanhas nada convincentes para as derrotas contra os clubes ditos intermediários do nosso futebol e, alguns deles, estão usando a palavra “poupar” para substituir “menosprezar” o adversário. “Macaco velho” no dito popular do futebol, o ex goleiro e hoje técnico interino do Nacional de Patos, Marcial, logo após o jogo em que o Canário venceu o Botafogo de João Pessoa na capital, 2 a 1, disparou: “menosprezaram o futebol do Nacional e de Patos”, para piorar a situação o treinador Suélio Lacerda foi vaiado pela galera logo após a derrota no Almeidão. Através da imprensa ele se defendeu dizendo que a não utilização de vários jogadores considerados titulares se deu por problemas de ordem física o que complica o preparador físico Netinho que tem a sua competência conhecida e reconhecida no futebol deste estado e que não cabe neste momento a sua alegação visto que o paraibano está apenas iniciando. Aqui em Cajazeiras, o treinador Marcello Vilar após perder o jogo contra o Paraíba nada comentou sobre a não participação de jogadores que seriam titulares do Galo, entretanto, parte de imprensa de Campina Grande cogitou que o Treze poupou alguns “titulares”. Na verdade, entendo que anda faltando a esses senhores é uma coisa que se chama “humildade”, acham que por serem hoje comandantes de “outroras” grandes equipes, não reconhecem a máxima do futebol, “cada jogo é cada jogo”. Tenho dito, se não houver interferência da arbitragem, como sempre vem acontecendo, o campeonato paraibano terá enormes surpresas no desenrolar desta competição.
Reforços do Paraíba estão regularizados
O zagueiro Cosmo ex-Ferroviário do Ceará e o meia Waguinho já se integraram ao elenco do Paraíba de Cajazeiras. Os novos reforços são indicações do ex técnico do clube Danilo Baratinha (foto) que foi campeão da segunda divisão no ano passado. Além desses dois atletas, a cobra coral do sertão apresentou o meia Lee ex Corinthians de Caicó, CSP e Auto Esporte. De acordo com o gerente de futebol Silva Bahiano, os três jogadores já foram regularizados junto a FPF e ficaram a disposição do técnico Pedrinho para a partida de domingo contra o Nacional de Patos. O atacante André está sendo esperado e pode ser mais um reforço do time cajazeirense.
Calou a boca deles. Isso é Brasil
As federações menores receberam promessa de Ricardo Teixeira de que a ajuda de custo será aumentada de R$ 30 mil para R$ 50 mil mensais, em conversas individuais no dia anterior e antes da assembleia da CBF, no Rio. No meio da onda de rumores sobre a renúncia do presidente, as pequenas se queixaram muito do valor, o mesmo há sete anos. O aumento será homologado na assembleia ordinária de abril. Mesmo com o aumento, a CBF comprometerá só 6% de sua receita com o repasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário