segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Com a palavra Dr. Rafael Holanda!

O neurocirurgião Rafael Holanda é considerado um dos melhores do Brasil. Pois, o médico enviou longo email à Coluna, tratando da famosa furadeira do Trauma, escândalo que correu o País, nos últimos dias. Ele que, evidentemente, tem autoridade para falar sobre o assunto.
E ele defende o uso da furadeira: “Quem do Oiapoque ao Chuí que em dado momento não usou a furadeira em neurocirurgia ou ortopedia, que atire a primeira pedra.” Explica que o uso do Trepano de Hudson, para abertura de crânios, exige muito esforço físico e há riscos.
Acrescenta: “Com a furadeira que antes sofre um processo de esterilização rigorosa em formol pastilhas ficou tudo mais fácil... O importante na realidade é a broca que colocamos na furadeira de fabricação americana que tem a finalidade de abrir os orifícios com mais rapidez.”
Mas, a furadeira tem limitações: “Atualmente nós temos o craniotomo, um aparelho regido com o que existe de melhor para abrir o crânio. A sua rapidez faz a diferença, pois para adentrar o crânio, inclusive tirando o retalho ósseo, não gastamos mais de cinco minutos.”
E pontua Rafael: “Mas, tem sua inconveniência, pois sua serra semelhante àquela que se usa para cortar madeira se quebra com facilidade, pela sua delicada estrutura e é bastante cara... Guardamos a furadeira para as eventuais quebras e dificuldade de compra destas serras”.
O mais importante vem adiante: “Ao invés de discutirmos este tipo de coisa vamos lutar pela dignidade salarial médica para que não façamos o dia de 28 horas por dia para sustentar a família. Vamos sair da faixa que nos colocam como o maior índice de suicídio, pelas decepções”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário