segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CAJAZEIRAS NA MINHA MEMÓRIA

por Pereira Filho

A minha Cajazeiras das décadas de (60/70) tinha mais ou menos cinco bairros, além do centro. São eles: Belo Horizonte (Alto Cabelão), Santa Cecília, Capoeiras e os Remédios. Praticamente quase todas as ruas eram calçadas com parale-lepípedos e isso fazia com que a temperatura mé- dia de 35 graus, se tornasse um calor muito forte. Naquele tempo não existia nenhuma rua asfaltada. Hoje, Cajazeiras tem 24 bairros.
 Naquela época, devido a não existência de violência, à vista do que é hoje, muitas pessoas dormiam com janelas abertas em de- corrência do calor e além das muriçocas, que do- minavam o clima quente à noite, tinha tam- bém o inseto Paederus irritans, conhecido como potó. Quem nunca foi mijado pelo potó? Ele sempre aparecia em períodos finais de chuva. Ele mijava mais nos braços ou no pescoço deixando nossa pele muito vermelha. Quando isso ocorria, a gente colocava pasta dental para refrescar a pele.
 Tinha ainda as tanajuras - que é uma formiga alada, e em tempos mais quentes, quando está prestes a chover, saíam de suas tocas para pegar uma brisa em árvores. Quando as tanajuras começavam a voar, nós (a garotada) corríamos atrás delas para arrancar suas bundas, onde se continha uma gordura que, por sinal, a gente comia. Ao cor- rermos atrás das tanajuras, cantávamos: “cai, cai tanajura, tua mãe tá na gordura” e muitas vezes elas caíam mesmo.
 Tinha também o inseto “Tripes”, que se reproduzia nas folhas do pé de ficus. Esse inseto era bem pequenino e preto, conhecido como “lacerdinha”. Lembro-me que na Rua Dr. Coelho tinha muitos pés de ficus e era o meu caminho obrigatório quando eu ia para o Colégio Estadual. Ao passar por baixo dos pés de ficus, as lacerdinhas atacavam se direcionando para os olhos, ocasionando uma irritação e ardência. Muitas vezes se impregnavam na camisa branca do uniforme escolar do Colégio Estadual.
A Praça do Espinho, que era próxima a rua em que eu morava, Rua Pedro Américo, também me faz lembrar do pé de baje e dos pés de castanholas. Esse pé de baje – uma frutinha pe- quena, vermelha e do- cinha, ficava na lateral do bangalô de seu Sinval do Vale. Nós, a meninada, ficávamos sentados em baixo do pé de baje jogando conversa fora e o escalava para tirar as bajes. Já em frente ao Grupo Dom Moisés Coelho, que ficava em frente a Praça do Espinho, também tinha os pés de castanholas e para tirá-las, jogávamos pedaços de paus ou pedras para derrubá-las.
 Lembro-me ainda que eu e meus irmãos pe- gávamos frutas nos muros das casas vizinhas a nossa. É claro, com autorização. No muro da casa de seu Esmerindo Cabrinha, ti- nha um pé muito grande de cajarana. Na casa de seu Bernardo Batista, tinha pés de goiabas. Já na casa de seu Zezinho Macedo, tinha pés de siriguela. No muro da casa de seu Zé Cartaxo tinha cajá. Nos fundos do Colégio Diocesano Padre Rolim tinha um plantio muito grande de pés de manga, goiaba e pinha. Tinha um ditado que dizia: “pular o muro e roubar fruta para chupar é mais gostosa”. Eu já fiz essa traquinagem no muro desse colégio.
 Em Cajazeiras tinha uma lavanderia pública, muito grande, que ficava próxima ao curtume - (comércio de couros de boi) - de Ulisses Mota, na zona sul da cidade, onde hoje está localizado o bairro Por do Sol. Esse local era numa estrada vicinal de terra aver- melhada, próximo ao Colégio Diocesano. Lá tinha muitos pés de uma frutinha que se chamava canapu. Era uma fruta bem docinha e macia. Essa planta ficava encravada junto aos pés de carrapicho. Tinha também uma plantação muito grande de avelóz que ficava nas margens da estrada. Avelóz é um látex irritante que se não tiver cuidado pode queimar a pele.

2 comentários:

  1. Peguei aqui algumas fotos da nossa Cajazeiras antiga. Não é bem do meu tempo, mas algumas coisas ainda me lembro como o Alto Cabelão e Praça do Espinho.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo o comentário anterior quanto à data. Se essas fotos são dos anos 60/70 é claro que são do meu tempo, porque nasci em 51. Os nomes dessas pessoas citadas acima quase todas conheci. O Maestro Cabrinha foi meu professor de música no Colégio Estadual.

    ResponderExcluir