sábado, 21 de abril de 2012

SÉRIE PREFEITOS DE IPAUMIRIM. GESTÃO ALEXANDRE GONÇALVES



FOTO DE 1958
Jarismar Gonçalves, Vicente Gomes de Morais, Alexandre Gonçalves da Silva,
 Luiz Leite da Nóbrega e Geraldo Saraiva (Geraldo, de Pio)
Imagem do arquivo particular de Vilany Nóbrega Brasil que
atualmente pertence a Maria Luiza Nóbrega de Morais.





Alexandre Gonçalves da Silva - 1958 a 1962 – O vice era Vicente Gomes de Morais.


Alexandre Gonçalves da Silva, candidato pelo PSP,  foi o primeiro prefeito primeiro prefeito eleito por ipaumirinenses para governar o município de Ipaumirim após a restauração dos municípios de  Baixio e Umari.  Conforme dados do TRE disponíveis na internet, o município tinha 2.454 eleitores. Votaram 2.102 (89,57%) e as abstenções compreendem 352 eleitores (14,34%).  A eleição correu em 03 de outubro de 1958.


No documento do TRE disponível na internet, na seção “Resultados eleitorais por município”, não constam os dados sobre Ipaumirim nem os de Baixio e de Umari. Os três municípios integravam a 58ª Zona Eleitoral do Ceará. Portanto, não temos informações corretas para complementar os dados sobre a eleição assim como também a relação dos partidos políticos nem sequer os nomes dos vereadores eleitos no período.


 OBRAS CONSTRUÍDAS NA GESTÃO DE ALEXANDRE GONÇALVES:


. Calçamento das ruas Bento Vieira e Miceno Alexandre em toda sua extensão.
. Demolição do antigo açougue onde posteriormente foi construído o prédio da prefeitura antes da aquisição do prédio do Banco do Brasil. A intenção seria construir a prefeitura naquele local mas a verba federal, conhecida como Cota Federal, era anual e no período só era suficiente para pagar os funcionários da naquela epoca era anual conhecida por cota federal e naquele ano só deu para pagar  funcionarios.
. Aquisição de instrumentos e fundação da primeira banda de música de Ipaumirim. Para mais detalhes, vide matéria de Francisco Farias  “Como foi minha bandinha”, publicado no alagoinha.ipaumirim em 11.02.2012, do qual extraímos o parágrafo de abertura para publicá-lo agora:
Era o já distante ano de 1962. O prefeito de Ipaumirim, já no último ano de mandato era o Sr. Alexandre Gonçalves. Exatamente por essa época, com o apoio decisivo de Dr. Jarismar Gonçalves, seu filho, começaram a ser adquiridos pela Prefeitura dos primeiros instrumentos e teve início, com sede provisória no Clube Recreativo de Ipaumirim – CRI a minha inesquecível Banda de Música Municipal de Ipaumirim, a primeira na espécie.”
Alexandre Gonçalves da Silva, candidato pelo PSP,  foi o primeiro prefeito eleito após a restauração dos municípios de Baixio e Umari sendo portanto o primeiro prefeito eleito por ipaumirinenses para governar o município de Ipaumirim. Conforme dados do TRE disponíveis na internet, o município tinha 2.454 eleitores. Votaram 2.102 (89,57%) e as abstenções compreendem 352 eleitores (14,34%).  A eleição correu em 03 de outubro de 1958.
No documento do TRE disponível na internet, na seção “Resultados eleitorais por município”, não constam os dados sobre Ipaumirim nem os de Baixio e de Umari. Os três municípios integravam a 58ª Zona Eleitoral do Ceará.

 NOTA:
Agradecemos as informações prestadas por Dr. Jarismar Gonçalves que nos mandou inclusive uma fotografia da época. Infelizmente uma queda de energia queimou a fonte do meu scanner e não tive como colocar a foto assim como uma foto de Alexandre Gonçalves quando prefeito.
Fico devendo estas fotos para vocês e assim que eu tiver tempo para resolver o problema vou inseri-las no texto.
SE VOCÊ TIVER ALGUMA CORREÇÃO E/OU INFORMAÇÃO QUE POSSA ENRIQUECER NOSSO TEXTO, POR FAVOR, ENVIE PARA luiza_ipaumirim@yahoo.com.br QUE FICAREMOS IMENSAMENTE AGRADECIDOS.
ML
Fonte: ALAGOINHA.IPAUMIRIM 



Nenhum comentário:

Postar um comentário