terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O colar de ouro




Claudio Augusto


Luciana era uma menina normal, como todas as outras, gostava de brincar e se divertir, mas, infelizmente, possuía um dos pecados capitais: a inveja. Filha de uma empregada doméstica chamada Judite, ela tinha como vizinha uma menina muita rica, que possuía um outro grande pecado capital: o orgulho.
Certo dia, a vizinha havia ganho um colar de ouro de sua mãe e como toda as vezes que ela ganhava alguma coisa, imediatamente, foi fazer inveja para Luciana, que invejosamente foi pedir um colar para sua mãe.
Judite para alegrar a filha, economizou todo o dinheiro que pôde para satisfazer o desejo da menina, mas o que conseguiu foi o suficiente para comprar um colar de micheline. Luciana radiante logo foi mostrar o colar para vizinha, que lhe disse que o seu colar era uma simples bijuteria.
A menina começou a rir e debochar da cara de Luciana, que ficou muito triste com sua mãe, pois sua vizinha ganhava milhares de presentes de sua mãe, enquanto ela dificilmente ganhava. Judite sempre explicava que não tinha condições financeiras para dar tantos presentes, mas Luciana achava que isso acontecia porque sua mãe não gostava tanto dela quanto a mãe da vizinha gostava de sua filha. Muito triste a pobre Luciana se suicidou.
Quando chegou no céu, Deus lhe disse que o suicídio é pecado e que a vida foi um dos mais bonitos atos divinos, por isso não deveria ser desperdiçada. Então, como castigo ela deveria voltar à Terra. Luciana ficou muito triste, não queria voltar para os braços da mãe. Pediu para não voltar. Sentindo que o seu pedido não seria atendido, resolveu contar a história do colar ao Senhor. Ele ficou impressionado e disse que ela possuía um pecado capital: “a inveja”. Concluiu que por essa razão o castigo da pobre menina deveria ser logo posto em prática. Luciana chorou e disse:
- Tudo bem volto à Terra, mas lhe peço pela Sua bondade que volte sendo um colar de ouro para mostrar ao Senhor que minha mãe vai ficar tão alegre que logo se esquecerá da minha morte, por ter recebido um grande valor material.
Luciana se transformou em um colar que seria deixado como um presente em cima da cama da sua mãe. Judite - que ainda não tinha percebido o desaparecimento da filha - quando chegou cansada do trabalho viu o colar de ouro deixado como presente em cima da sua cama.
Foi então que Luciana transformada no colar pensou:
- Pronto Deus, agora que ela viu o colar ela vai ficar tão feliz com esse bem material, que nem notará meu desaparecimento e nem sentirá a minha falta ao lado dela na hora de dormir.
Mas o que aconteceu foi inesperado para Luciana. Sua mãe saiu correndo pela casa com o colar gritando para chamar sua filha, dizendo que já havia conseguido o seu presente, saiu correndo feito doida para presenteá-la, sem saber que era sua própria filha que ela estava carregando para todos os cantos. Sem encontrá-la, Judite resolveu esperá-la na cama até sua filha resolver vir dormir. Deitou na cama e botou o colar do seu lado.
Foi nessa hora que Luciana, transformada em colar, chorou muito. E pediu perdão para Deus
- Deus, eu errei. Percebi que minha mãe gosta sim de mim, e que a mãe da vizinha apenas tem mais condições que a minha. E percebi que se pudesse minha mãe me daria todo ouro do mundo. Por isso, peço perdão por não ter confiado no Senhor e desejaria voltar ao normal.
Deus perdoou e Luciana quando voltou ao normal viu que sua mãe cansada de esperá-la, já havia dormido, então resolveu acordá-la. Judite, ao acordar pulou de alegria dizendo a sua filha que já havia arranjado o seu presente, mas percebeu que o colar não estava mais na cama. Então, resolveu procurá-lo, mas não o achou e chorou. Depois, falou para sua filha:
- Pôxa filha, eu sou muito idiota! Acabei de lhe arranjar o presente, e já perdi...
- Não ligue mãe, o bem material que você ia me presentear se transformou no seu melhor bem espiritual: o amor da sua vida.


Esta matéria foi publicada no Jornal O Estado do Maranhão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário