sábado, 28 de maio de 2011

O calvário de Carlos Rafael

O jovem prefeito de Cajazeiras, com seus vinte e quatro anos de vida, idade para estar ainda freqüentando os bancos da Universidade, começou a experimentar, a partir do último dia 16 de maio, o que é administrar um município que é o sétimo colégio eleitoral da Paraíba, com uma economia baseada na prestação de serviços e no comércio, com poucas indústrias, uma agricultura falida, com índices sociais vergonhosos, com índice de desemprego altíssimo, com uma máquina administrativa enferrujada e viciada, com arrecadação de impostos de sua competência institucional pouco significativa diante de sua imensa despesa, com excesso de funcionários, com algumas secretarias que só servem como cabides de emprego, com graves problemas na infra-estrutura, entre outros inúmeros problemas. Resta-lhe um ano e sete meses para demonstrar sua capacidade política e administrativa, com uma eleição já no próximo ano.
Do ponto de vista político vai ser obrigado a ter um enorme jogo de cintura e um poder grandioso de articulação junto à Câmara Municipal, já que entre os dez vereadores, apenas três fazem parte de sua bancada de sustentação e para complicar, no Estado, não pertence ao grupo do governador Ricardo Coutinho, que deu uma prova cabal de como vai tratar os seus opositores, a exemplo de quando esteve em Cajazeiras, na plenária do Orçamento Democrático, quando não chegou sequer a cumprimentar o prefeito Léo Abreu, na solenidade.
Muito embora, já tenha alguns anos de estrada, na vida pública, devido a sua juventude, o seu ciclo de amizades se prende muito a outros jovens de sua idade, com pouca ou nenhuma experiência administrativa, talvez aí resida algumas dificuldades com que vem tendo na montagem de seu secretariado, na busca de pessoas em que possa confiar plenamente, para colocar, principalmente nas secretarias de educação, saúde e finanças.
Muito embora, no seu discurso de posse, tenha afirmado que não quer tratar da questão da eleição do próximo ano, mas as suas atitudes, principalmente, na formação da sua nova equipe, leva a crer que esteja com os dois olhos num projeto de reeleição. Nesta seara vai ter que multiplicar o seu poder de articulação para conseguir aglutinar de novo os mesmos grupos políticos que o elegeu vice-prefeito de Cajazeiras, partindo do pressuposto que Dr. Léo tenha quase que desmontado o grupo e gerado ao longo destes mais de dois anos de mandato, um grande número de insatisfações, principalmente entre filiados do Partido dos Trabalhadores, cujo representante principal é o ex-deputado estadual Jeová Campos.
Outro desafio é o de “limpar” o nome da prefeitura junto a Receita Federal para poder continuar recebendo verbas do governo e tocar várias obras que o município tem necessidade, inclusive algumas delas o dinheiro já está depositado. O município tem sete situações de irregularidades no CADIN que ainda vai dar muita dor de cabeça ao prefeito e sua equipe, principalmente uma que vai exigir muito dinheiro para colocar em dia que é o débito da prefeitura com o IPAM.
Como cidadão e como filho desta terra que tanto amo e deseja que ela possa sempre ser destaque no cenário econômico e político da Paraíba, quero desejar ao prefeito Carlos Rafael, muito sucesso nas suas ações administrativas, muito embora tenha plena consciência que na sua caminhada vai encontrar muito mais espinhos que flores.
Um velho amigo meu dizia que na cadeira do prefeito tem muitos pregos, mas nunca viu nenhum com as pontas para cima e que o poder alivia todas as dores, decepções e sofrimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário