segunda-feira, 6 de junho de 2011

Neste mês de junho, o Hospital Regional de Cajazeiras completa 70 anos


      A principal casa de saúde de Cajazeiras com-pleta nesta segu-da-feira, dia 06 de junho, sete déca-das de bons ser-viços prestados a grande parte da população do Alto Sertão paraibano. Hoje, são ao todo 15 municípios a-tendidos pelo Hos-pital Regional Dr. José de Souza Maciel, ou Hospital Regional de Cajazeiras, como é mais conhecido. Por esse motivo, além de ser um dos mais tradicionais da Paraíba, o HRC é também considerado um dos mais sólidos, visto que, mesmo enfrentando as velhas dificuldades inerentes à saúde brasileira, tem suprido bem a demanda de toda essa vasta região.
      A rica história do HRC começa em 1937, quando o bispo Dom João da Mata teve a ideia de construir um hospital para a terra do padre Rolim. Com apoio do padre Fernando Gomes e do médico Celso Ma-tos, Dom João da Mata a-dquiriu um terreno através da Prefeitura para realizar este sonho, passando-o, em se-guida, para o poder do Estado, que ficou responsável pela construção do hospital.
A princípio, o HRC foi chamado de Hospital Regional Doralice de Almeida. Porém, em justa homenagem, ele mudou de nome, passando a se chamar Hospital Regional Dr. José de Souza Maciel, por ter sido este o primeiro cajazeirense a se formar em Medicina, na ocasião em Salvador-BA.
O HRC hoje
    Outros ilustres profissionais da saúde estão também marcados para sempre na história do HRC. É o caso do médico Deodato Cartaxo, que foi o primeiro diretor do hospital e encabeça uma lista de outros importantes homens e mulheres que administraram com carinho e dedicação a casa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário