segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hospital Regional de Cajazeiras completa 70 anos


A principal casa de saúde de Cajazeiras completa nesta segunda-feira, dia 06 de junho, sete décadas de bons serviços prestados a grande parte da população do Alto Sertão paraibano. Hoje, são ao todo 15 municípios atendidos pelo Hospital Regional Dr. José de Souza Maciel, ou Hospital Regional de Cajazeiras, como é mais conhecido. Por esse motivo, além de ser um dos mais tradicionais da Paraíba, o HRC é também considerado um dos mais sólidos, visto que, mesmo enfrentando as velhas dificuldades inerentes à saúde brasileira, tem suprido bem a demanda de toda essa vasta região.
A rica história do HRC começa em 1937, quando o bispo Dom João da Mata teve a ideia de construir um hospital para a terra do padre Rolim. Com apoio do padre Fernando Gomes e do médico Celso Matos, Dom João da Mata adquiriu um terreno através da Prefeitura para realizar este sonho, passando-o, em seguida, para o poder do Estado, que ficou responsável pela construção do hospital.
A princípio, o HRC foi chamado de Hospital Regional Doralice de Almeida. Porém, em justa homenagem, ele mudou de nome, passando a se chamar Hospital Regional Dr. José de Souza Maciel, por ter sido este o primeiro cajazeirense a se formar em Medicina, na ocasião em Salvador-BA.
O HRC hoje
Outros ilustres profissionais da saúde estão também marcados para sempre na história do HRC. É o caso do médico Deodato Cartaxo, que foi o primeiro diretor do hospital e encabeça uma lista de outros importantes homens e mulheres que administraram com carinho e dedicação a casa. Todos esses ex-diretores serão homenageados na sexta-feira, durante solenidade. Atualmente o Hospital Regional de Cajazeiras está sob o comando da médica Emmanuelle Lira Cariry.
Para comemorar o aniversário do HRC, a direção preparou uma semana inteira de eventos, com uma programação que conta com palestras, cursos, homenagens, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário