domingo, 6 de fevereiro de 2011

RUA PADRE ROLIM


A Rua Padre Rolim, popularmente também chamada de “Rua Grande”, começou a ser edificada em meados do século XIX, com a expansão urbana da cidade, no seu prolongamento em direção ao leste. Desde o início, já se pronunciava como uma das mais importantes ruas cajazeirenses, com as patriarcais residências das mais destacadas famílias da localidade. Começou a se formar com a construção da mansão do Comandante Vital, nas proximidades da capela de Nossa Senhora da Piedade. Até o final daquele século, já se estendia até às margens do Riacho das Velhas, detida ali, por muito tempo, até o final daquele século pelas periódicas inundações daquele pequeno curso de água que dificultava a passagem para o lado oposto onde se estendia o matagal que ia até o Sítio Cocodé.
Além das residências das famílias mais abastadas da cidade, foi edificada ali, o prédio da municipalidade, a Casa da Câmara, como era se denominava então, cuja construção foi iniciada na década de sessenta, daquele século, arrastando-se lentamente, por mais de quarenta anos, até sua conclusão final pelo Prefeito Sabino Gonçalves Rolim, por volta de 1915. Naquele prédio, centralizou-se a vida social da cidade, com os seus saraus dançantes, sessões cívico-literais e encenações de peças teatrais, além das sessões do júri e funcionamento de órgãos municipais, através das providências tomadas pela Câmara Municipal, até a criação do cargo executivo de Prefeito, em 1895.
Neste prédio funcionou o primeiro palácio episcopal, depois Ação Católica
e atualmente a FAFIC - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Nessa rua, D. Moisés Coelho instalou o Palácio Episcopal, num casarão que formava esquina com a Rua Francisco Bezerra. Mais à frente, no fecundo episcopado de D. João da Mata, foi construído o moderno edifício da Ação Católica, que depois abrigaria a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Diocese de Cajazeiras. Essa artéria abrigou duas tradicionais escolas da cidade: uma, para o sexo masculino, sob a proficiência do professor Crispim Coelho; outra, para o sexo feminino, confiada à competência da professora Vitória Bezerra. Nessa via, também esteve instalada a repartição dos Correios e Telégrafos, no local onde hoje funciona a Escola Técnica de Comércio Monsenhor Constantino Vieira.
Antiga sede dos Correiros, posteriomente Escola Técnica Monsenhor Constantino Vieira,
 o antigo Colégio Comercial (já demolida)
A construção de um pequeno pontilhão sobre o Riacho das Velhas, numa realização do Prefeito Hildebrando Leal, possibilitou a urbanização daquele trecho da cidade. Essa providência administrativa se estendeu, posteriormente, na gestão do Prefeito Epitácio Leite Rolim, beneficiando, consideravelmente, a Rua Padre Inácio de Souza Rolim, Padre Rolim, no trecho do seu cruzamento com o chamado Riacho das Velhas. Para aquele empreendimento de alta significação para o sistema viário da cidade, foram aplicados recursos financeiros do governo da União, obtidos pelo cajazeirense Edme Tavares, então, deputado da bancada paraibana no Congresso Nacional.
Outra visão da Rua Padre aRolim, também chamada de Rua Grande
Nessa artéria foi instalada a Biblioteca Pública Municipal doutor Castro Pinto, criada pelo Prefeito Heronides da Silva Ramos, através do Decreto-Lei n° 20, datada de 23 de fevereiro de 1945, passando a funcionar, posteriormente, na mesma avenida, nas proximidades da Praça Dom João da Mata, em prédio construído pelo Prefeito Antonio Quirino de Moura, dotado de novas e modernas instalações, com salão para exposição de artes, auditório, salas de leitura, jardim interno, além de dependências para o acervo bibliográfico, gabinete da direção, secretaria e outros órgãos essenciais à sua administração.
A Praça do Congresso, ao fundo o casarão do Instituto São Luís
(seta indicando) onde residiu a família de Sabino de Sousa Assis
Em frente à chamada Praça do Congresso, residiu a família de Sabino de Souza Assis, no velho casarão do Instituto São Luiz, onde o jovem cajazeirense Inácio Assis, levou a efeito as suas revolucionárias experiências relacionadas com a transmissão de energia elétrica, através das ondas hertzianas que alcançaram espaço nos principais jornais do país, com repercussão nos meios científicos das metrópoles sulistas.
Esta foto que circula na internet mostra o antigo palacete residencial do
Coronel Joaquim de Souza Peba Rolim, todavia, ressalvo que tenho dúvidas
sobre esta foto, a semelhança é enorme, mas talvez não seja o histórico casarão.
Mais à frente, está localizado o antigo palacete residencial do Coronel Joaquim de Souza Peba Rolim, a quem Cajazeiras tanto deve na renovação da sua paisagem urbana.
Vista do local onde hoje é Rua Comandante Vidal
A Rua Padre Rolim se estende da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Rua 26 de julho, já nas proximidades da estação ferroviária da Rede Viação Cearense. Na sua parte mais antiga, em 1890, contava com vite e oito prédios e tinha o sugestivo nome de Rua da Aurora, mas os cajazeirenses, empolgados com o aspecto que ela oferecia, resolveram chamá-la de Rua Grande, recebendo, depois, a denominação de Rua Comandante Vidal, numa justificada homenagem ao seu criador. Posteriormente, passou a ter a sua atual denominação de Rua Padre Rolim. A sua pavimentação, a paralelepípedo, foi uma realização do prefeito Joaquim de Matos Rolim.

A igreja catedral ainda sem o relógio da torre.




Como uma das principais artérias da cidade, a Rua Padre Rolim é palco
de muitos eventos, como este desfile de 7 de Setembro.

Enterro do meu Tio Matias,
Enterro do meu Tio Matias, (2)
Outra visão da  Praça do Congresso, mais conhecida como
Praça da Prefeitura


Um comentário:

  1. Bom material Claudiomar. Mas me responda, pois estou curioso, se as edificações antigas (descrita tão bem por você nesse artigo), se elas ainda existe ou se foram demolidas. Por exemplo, onde está edificada a CASA DE CÂMARA? na fotografia.Apesar de distante da cidade, sou apaixonado pela minha cidade, me preocupo com o que restou da antiga Cajazeiras, já quase tudas as construções foram demolidas, tirando a possibilidade de gerações futuras conhecer a história da cidade. Responda o meu comentário. meu endereço é: curicaca@ibest.com.br

    ResponderExcluir