terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

NPR de Cajazeiras: 50 anos no ar

Veja letreiro A VOZ DO SERTÃO no terceira loja, da esquina p/ esquerda

Crédito: http://ac2brasilia.blogspot
No dia 30 de junho de 1960, entrou no ar o Serviço de Alto Falante NPR - Norte Publicidade Radiofônica -, com sede na Praça Camilo de Holanda. Até hoje esse serviço de som é uma das maiores relíquias culturais de Cajazeiras, onde faz a divulgação de música seleta aos moradores daquele bairro e adjacências, através dos quase cem alto falantes instalados em postes de iluminação pública.

Lembro-me muito bem que na década de 60, quando eu morava em Cajazeiras, muitas vezes eu ia à noite para a Praça Camilo de Holanda, para ouvir músicas pela NPR, onde tocava os saudosistas da velha guarda do naipe de Nelson Gonçalves, Alcides Gerardi, Altemar Dutra, Ângela Maria, Orlando Silva, Roberto Silva e Núbia Lafayete.

A Praça Camilo de Holanda sempre teve no seu comércio muito forte, as velhas budegas, que eram estabelecimentos que vendiam de quase tudo (secos e molhados) e faziam dos seus balcões um ponto de encontro para aquelas pessoas que sempre gostavam de ir bater papo apreciando uma pinga com limão e outros tipos de bebidas, e ainda ouvir as músicas que tocavam na NPR.

A NPR tem como locutor Neco, funcionário mais antigo. Outros locutores famosos também passaram por lá, como Geraldo Nascimento e Bosco Neves. Neco leva ao ar diariamente a alegria dos apaixonados pela NPR, que tem um público cativo em sua audiência. Neco telefona para Zé Adelgides sempre que um dos alto falantes sofre defeito, para que ele mande as providências com brevidade de conserto. Fico aqui pensando o seguinte: com tanta experiência que Neco tem como locutor, porque o mesmo não ingressou ainda em uma emissora de rádio em Cajazeiras? Ele fala bem, tem uma boa dicção, uma boa voz e postura. Aliás, já presenciei no estúdio da NPR o trabalho dele nos anos 60.

José Adelgides Bastos, foi o fundador e continua sendo o proprietário da NPR. Ele também foi um dos fundadores da Difusora Rádio Cajazeiras, juntamente com Mozart e Gessé Assis. Zé Adelgides se dedicou mais de trinta anos à Difusora Rádio Cajazeiras com muito trabalho e dedicação.

José Adelgides é formado em contabilidade, mas pouco exerceu a profissão, porque o seu forte mesmo é o comércio, onde tem um estabelecimento comercial de materiais elétricos - Casa Norte -, que está localizado desde 1967 até hoje na esquina da Praça Coração de Jesus (Praça dos Carros) com Rua da Tamarina. Ele é casado com dona Arlinda Mangueira Bastos e tem quatro filhos: Robstein, administrador de empresas; Gisélia, médica; Giseuda, pedagoga e Robson, engenheiro eletrônico.


PEREIRA FILHO
Radialista
Brasília – DF
Postado por AC2B

Nenhum comentário:

Postar um comentário