terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Diocese de Cajazeiras inicia abertura do processo de beatificação do Padre Rolim

O Bispo Diocesano de Cajazeiras Dom José Gonzales Alonso, autorizou o inicio dos estudos e levantamentos da vida do padre Inácio de Sousa Rolim, fundador de Cajazeiras.
 As primeiras pesquisas se deram na região do cariri cearense, na cidade do Crato, onde o sacerdote residiu na década de 60 nos anos de 1900, realizando seus trabalhos de evangelização e de educação. Com fama de santo, o educador padre Rolim foi chamado por Dom Pedro II de “O Anchieta do Nordeste”.
 O padre José Andrade Alves, da Diocese de Cajazeiras, foi nomeado para realizar os estudos, que servirão como defesa do processo de beatificação do padre cajazeirense, que com suas atividades religiosas e educacionais contribui para formação de vários sacerdotes, inclusive o santo popular, PE. Cícero Romão Batista, que estudou por um período em Cajazeiras no Colégio Salesiano.
 Beatificação
No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização.
 Estas diferem, sobretudo, no seguinte: a primeira implica uma permissão local para a veneração enquanto a segunda se estende muito para, além disso, tratando-se de um preceito universal. Ao invés da canonização, muitos teólogos não consideram a declaração de beatitude como uma declaração infalível da Igreja. É considerada um passo no sentido da canonização (ser declarado santo).


JOSELITO FEITOSA
Da Redação








Nenhum comentário:

Postar um comentário