sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Copa Brasil de Frescobol agitou o fim de semana nas areias de Tambaú

As finais das cinco categorias acontecem durante todo o dia. Evento foi bastante elogiado pelo público paraibano

Atletas de frescobol de nove estados competiram durante toda a manhã deste domingo (Foto: Renata Vasconcellos)
Por Renata Vasconcellos João Pessoa
A manhã deste domingo na praia de Tambaú foi mais movimentada do que de costume. É que aconteceu as finais da Copa Brasil de Frescobol. O evento trouxe a João Pessoa atletas de nove estados diferentes que estavam atrás, além do título da competição, de divulgar o esporte.
A dupla maranhense, Fernando e Fátima no pódio no terceiro lugar.
É a primeira vez que a capital paraibana recebe o torneio, o que está sendo um grande orgulho para os atletas do estado. Joás de Brito, que mora em João Pessoa e é apaixonado pelo esporte elogiou bastante a oportunidade que os paraibanos estão tendo de conhecer o frescobol.
Joás e Sandra - Copa Brasil de Frescobol (Foto: Renata Vasconcellos)A dupla Joás de Brito e Sandra Lima foi uma das primeiras a competir neste domingo
Anacleide Rolim leva o abraços dos cajazeirenses à feliz dupla!
- João Pessoa está tendo uma grande oportunidade de divulgar o esporte. Muita gente vem aqui para saber o que é, como se joga. Então é bem importante porque as pessoas podem inclusive conhecer as regras – disse.
Valeu Fernando e Fátima, parabéns do blog.
Sandra Lima é de Natal e só veio para João Pessoa por causa do evento. Para ela, a competição foi bastante organizada e tem porte para novamente sediar outro campeonato.
- Quem estiver em outros estados pode vir que a competição é bem organizada, não tem nada de direcionado. Eu estou muito feliz de estar aqui em João Pessoa hoje e poder participar desse evento.
Outro atleta que esteve competindo na manhã deste domingo foi Warley Camargo, também da capital. Segundo ele, a paixão pelo frescobol surgiu como uma brincadeira ao ver a mãe jogar quando criança. Agora, ele se sente bem satisfeito ao poder jogar e participar de um evento com profissionais do esporte.
- Praticar esporte é bom para saúde. E jogar frescobol, que até então era uma brincadeira que aprendi com minha mãe, é hoje uma grande satisfação e principalmente realização de estar participando de um evento profissional e de grande porte – avaliou.
E preocupado justamente com a saúde desses atletas, o nutricionista Sebastião Filho esteve durante todo o evento desenvolvendo atividades preocupado com o desempenho deles nas areias. De acordo com o profissional, a performance desses atletas também depende da nutrição. Para isso, ele preparou uma mesa com frutas, carboidratos e água.
O nutricionista Sebastião Filho avaliou a composição corporal dos atletas (Foto: Renata Vasconcellos)O nutricionista Sebastião Filho avaliou a
composição corporal dos atletas
- O frescobol por ser um esporte praticado ao ar livre, exposto ao sol e que facilita a sudorese, tem que ter muita atenção. Então por isso estou desenvolvendo uma avaliação da composição corporal de cada atleta e dando dicas de como se hidratar para repor as vitaminas e sais minerais perdidos.
O sentimento era de orgulho também para os organizadores do evento. Segundo a coordenadora da competição, Paula Camargo, várias pessoas elogiaram a organização e já estavam, inclusive, perguntando quando seria a próxima edição do campeonato.
- É muito gratificante tudo o que está acontecendo nesses dois últimos dias. Isso é prova do sucesso. Mas ainda não sabemos quando teremos outro evento – finalizou.
Muita gente parou para assistir às disputas na manhã deste domingo, em Tambaú (Foto: Renata Vasconcellos)Muita gente parou para assistir às disputas na
manhã deste domingo, em Tambaú
(Foto: Renata Vasconcellos)
Ao contrário do que muita gente imagina, no frescobol não existe disputa jogador contra jogador. Na verdade, eles formam uma dupla e são avaliados durante seis minutos por quatro árbitros que acompanham todos os movimentos.
- É mais ou menos como a avaliação da ginástica artística. Os juízes avaliam a intensidade dos golpes, a agilidade dos jogadores. Quanto mais difícil o movimento, mais pontos a dupla soma. No final de cada apresentação, ela recebe uma nota - explicou Paula Camargo.
Além dos classificados na categoria profissional, também competem as 20 duplas amadoras (12 no masculino e oito nas duplas mistas). Elas brigam por títulos à parte.
Atletas de frescobol de nove estados competiram durante toda a manhã deste domingo (Foto: Renata Vasconcellos)Atletas de frescobol de nove estados competiram durante toda a manhã deste domingo (Foto: Renata Vasconcellos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário