domingo, 7 de agosto de 2011

O tugúrio aonde nasci...

A casa à Rua Bonifácio Moura em frente à ladeira da Rua Siqueira Campos
“Só é feliz a pessoa que se orgulha enternecidamente de sua infância.

Paulo Sant'Ana
Cheguei ao mundo pelas mãos de uma parteira (vou ficar devendo o seu nome) numa rua que tinha sido calçada recentemente pelo então Prefeito Otacílio Jurema para que eu abrisse os olhos condignamente. A minha irmã mais velha não teve a mesma sorte, a Rua Bonifácio Moura (coincidentemente nascido no mesmo dia que eu, 10 de dezembro) não passava de uma artéria esburacada em que se viam os fundos dos quintais das casas abastadas da Rua Juvêncio Carneiro. A casa que abrigou a parteira para me trazer ao mundo ficava aos fundos da casa aonde morou muitos anos Moisés Braga na Rua Juvêncio Carneiro. Não tinha vizinhos. Ambos os lados eram quintais.
Fui acompanhado por papai que muito ajudou nas recordações
do tempo que habitei este tugúrio.
A casa para a época era considerada de classe média no ranking de Cajazeiras de então. Já era de tijolos num burgo em que a grande maioria ainda era de taipa. Tinha jardim! Após o jardim a fachada era composta de três janelas estreitas e altas com uma platibanda a camuflar o telhado, do lado direito de que a olha havia um recuo de poucos metros onde em direção à parede lateral abria-se a porta principal e uma janela que dava para a sala de visitas, piso do que tinha de mais luxuoso, mosaicos com figuras diversas e disposto alternadamente abrilhantando o ambiente. Até hoje permanece.
O quarto aonde nasci, só os móveis não são os mesmos.
O restante da casa não foge às disposições arquitetônicas da década de 50. Após a sala de visita vinha a sala de jantar com o quarto de casal à direita arejada com mais uma janela para a o recuo do jardim. Adiante a cozinha com o banheiro à direita. Um luxo grande ter banheiro dentro de casa. Então vinha o quintal.
A cozinha também sem  modificação estrutural.
O pouco que me lembro da temporada em que habitei este tugúrio me vem pelo o que me contaram. Lá havia apenas um banheiro no canto esquerdo e um coqueiro. Como até hoje a casa pertence à nossa família sempre que a visitava sentia arrepios. É que um homem tinha se enforcado no banheiro. Não sei como morreu, pois o pé-direito do banheiro é menos de dois metros. Ou era anão ou curvou bem os pés para o ato ser fatal. Viu os comentários: “É por isso que Chico comprou tão barato esta casa!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário