sábado, 18 de dezembro de 2010

Cajazeiras perde dois filhos estimados

Longevo com expectativa de viver pelo menos mais uma década, papai, 88 anos comenta comigo que só lhe resta relembrar os passados e ver os amigos se despedirem da vida terrena.
Hoje foram dois: Dr. Epitácio e Antonio Mangueira. Ambos com ligações de parentescos.
Antonio Mangueira figura conhecida e querida de Cajazeiras faleceu aos 96 anos e até os dias atuais ia para sua oficina de enrolar motores todos os dias. Pai de Adeir Mangueira, Alci, Dodô e Aldeci Mangueira. Ele era cunhado de uma tia de papai. Ainda tem um irmão mais velho, 97 anos que ainda faz questão de trabalhar na roça, o Moisés Mangueira, morador de um sítio perto do Olho d’Água do Melão. Eu e papai já combinamos fazer uma visita na próxima semana, quando, se Deus quiser, estarei na terrinha levando o carro novo que ele comprou, através de mim, aqui no Maranhão.
Papai, evidentemente, também foi o velório do Dr. Epitácio. Relata que era gente que nem formiga. Uma coisa séria era o mar de gente. Deu um grande abraço na Zarinha e na filha Patrícia. Pediu a Zarinha que o liberasse da solenidade na Câmara Municipal, apesar do Zerinho ter se prontificado de ir buscá-lo. Também não vai ao enterro no Cemitério Coração de Jesus. E me explicou, “quando o povo me ver quer me abraçar também, eu gosto, mas é tanta gente que me canso muito e eu, coisa de velho, não dormi bem para amanhecer hoje e tem um dor de cabeça me aperreando”. Acrescentou ainda que para levar o corpo do Memorial Esperança para a prefeitura foi um caminhão de bombeiro, cheio de luzes piscando, com quase três léguas de comprimento quase a distância até a Arara. Relembrou ainda que Epitácio era dos sete filhos de Zuca Leite vivo, das cinco ainda tem três vivas.
Finalizou comentando chateado o episódio do Tribunal de Contas cobrando do Dr. Epitácio algumas “irregularidades” que encontrou na sua última passagem à frente da prefeitura: “Ora, hoje a maioria dos prefeitos assumem o cargo e vão logo fazendo esquemas para enriquecer e Epitácio, homem honesto, de quem jamais se ouviu falar de esquemas, é aperreado, enquanto os prefeitos realmente ladrões estão, além de soltos, sem nenhuma cobrança do tribunal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário