segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Meu bisavô Zeco Rolim

Conhecido por Zeco, meu bisavô paterno, era descendente direto do Padre Rolim, fundador da cidade de Cajazeiras. Vivia na zona rural cuidando da sua terra, depois se mudou para a cidade onde foi funcionário da Prefeitura Municipal de Cajazeiras. Inicialmente morou numa que ainda hoje existe, a penúltima à esquerda de quem sobe da Rua Santo Antonio para a Rua Dr. Coelho. Posteriormente mudou para a casa que, na tradição cajazeirense, tinha sido a residência da veneranda Mãe Aninha, genitora do Padre Inácio de Sousa Rolim, fundador da cidade, local onde hoje está edificado o Cajazeiras Tênis Clube (Reveja o post “Destruição de uma Relíquia”). Era uma casa de taipa, situada no meio dos dois lances do açude, ao pé das cajaranas que substituíram as cajazeiras originárias, de onde surgiu o nome do lugar.
O velho tinha olhos de lince, sua visão até morrer era excepcional, lia qualquer coisa sem precisa de óculos, qualidade que herdou a sua filha, Tia Alodia, que até os dias de hoje do alto dos seus 95 anos também ler os jornais diariamente sem precisar de “pince-nez” (como se chama óculos antigamente).
O velho era um garanhão. Conta-se que já octogenário arranjou uma mulher para os lados dos Remédios (nessa época, ainda nem sequer era bairro) e quando estourou a notícia houve uma reunião familiar para coibir esta atitude vergonhosa do velho Zeco que muito desagradou a minha vó. Ele contra-argumentou assim: “Ora, que é vocês querem? A velha quando eu procuro se vira para o outro lado. Ela só quer saber de comer e rezar!”. E continuou com o seu caso que lhe arrefecia o seu apetite.
Morreu no ano de 1958. Como fazia habitualmente, antes do almoço passava numa bodega próxima tomava o seu “sargento” (apelido da época para a marvada cachaça), almoçava e fazia a sua sesta. Nunca mais acordou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário