sábado, 22 de outubro de 2011

Quase lá;

Reudesman Lopes - reudesman@bol.com.br
Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas
Como os meus leitores sabem, estamos tentando escrever um livro que deverá contar a história do futebol de Cajazeiras, tarefa de extrema dificuldade, mas, diria eu, de um profundo amor nosso pela causa. Sempre observei que a minha cidade de Cajazeiras, não cultiva e sequer se esforça de fazer valorizar pessoas que se doaram para o seu engrandecimento, tem mais, tida como a terra da cultura, sequer temos algo neste segmento que nos proporcione esta denominação. O fato é que está semana, estivemos em João Pessoa e nos dedicamos totalmente na continuidade da busca pelas informações que resgatam a memória do futebol de Cajazeiras.
Para tanto, fomos ao Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e lá reviramos jornais do ano de 1938 a cata de algo que nos possibilitasse aumentar o nosso conteúdo com relação a Seleção Cajazeirense de Futebol que venceu o Intermunicipal, Taça Governador Argemiro Figueiredo. Além desta nossa visita a este orgão, fomos recebidos pelo senhor José Gonçalves em sua residência lá em Tambauzinho e naquela ocasião recebemos uma aula de um amante do futebol cajazeirense e de uma lenda viva deste esporte.
Profundo conhecedor de grande parte da história do nosso futebol, José Gonçalves me contou a sua passagem como jogador, árbitro, treinador e dirigente por demais atuante neste esporte na terra do Padre Rolim. Estivemos também com Francisca, a esposa de Zeilton Trajano que foi um dos excepcionais narradores do futebol local e que além disso teve uma brilhante atuação no apoio ao desenvolvimento desta atividade em Cajazeiras. Ainda na capital, visitamos Expedito Lopes, outro baluarte desportista que jogou no Tabajaras e ao encerrar a sua carreira de jogador foi fundador ao lado de amigos de vários clubes entre estes o Botafogo na década de 60.
Pelo seu eterno amor pela terrinha, também estivemos com Francelino Soares e deste, além daquele papo tradicional entre dois enamorados por sua cidade, ganhamos algumas fotografias que deverão ilustrar o nosso livro, e, claro, muitos fatos narrador por ele sobre o futebol de Cajazeiras.Ainda acalento o desejo e a perseverança em conversar com dois homens que sabem e muito desta nossa história futebolística, são eles: o Dr. Iemirton Braga e o empresário João Claudino, tenho tentado, em vão, mas, quem sabe, eles possam nos apoiar na concretização desta nossa realização. 
Na verdade, estamos abastecidos de dados, fotos, que já nos oferecem uma arrancada em busca do gol adversário, ou no desfecho final deste nosso sonho que tem como principais objetivos o resgate da história do nosso futebol dignificando o valor de tantos homens que se doaram por ele e incentivar outros que como nós podem contribuir para reascender em Cajazeiras a luta pela preservação da sua rica e fantástica memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário