segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lição de Cajazeiras

"Digna da tradição de Cajazeiras a edição dedicada pelo seu jornal, a 'Gazeta do Alto Piranhas', aos 148 anos da cidade, comemorados na penúltima semana de agosto. Retomo a edição com quase dois meses de atraso sem passar pelo desencanto de estar lendo um jornal de ontem. As infalíveis mensagens, peso comum da massa publicitária, não usurparam o sentido do esforço editorial, sempre e cuidadosamente resguardado pelo texto histórico.
Mais uma vez Cajazeiras nos passa a sua lição. Em João Pessoa, com exceção deste ano em que se ensaiou uma avaliação precária do crescimento urbano e dos negócios da nova grande cidade, as edições do 5 de agosto têm sido, invariavelmente, um puro pretexto comercial. Notamos o nosso crescimento mais pelo trabalho dos fotógrafos do que dos analistas econômicos e pesquisadores sociais. Agora mesmo, a representante do Ministério Público direcionada para a Educação, registra o descaso desanimador com a situação do professor, com a merenda, com o transporte escolar, com a escola pública fundamental apontada para noventa por cento da criançada. Reconhece que há dinheiro franco e suficiente dos repasses federais, mas tudo se desonera na aplicação, na má gestão ou na gestão viciada de política. Dos duzentos e tantos municípios foi mencionada uma exceção.
Como não podia deixar de ser, o jornal de Cajazeiras refletiu a cultura de suas elites, a propagação histórica e continuada da escola de sua fundação nos rumos que a cidade e seus filhos seguiram e prometem seguir. Talvez seja o centro de desenvolvimento universitário mais dinâmico e de cidadania, nesse aspecto, mais engajada do interior do Estado. Evidenciam-se outras atividades, outros progressos, mas é o enxame universitário, a oferta de cursos com os seus reflexos visíveis o que mais aparece na leitura.
O orgulho cajazeirense, mesmo com a expansão de fortunas comerciais nas grandes praças do Nordeste, persiste e destaca-se no culto às raízes espirituais. Nenhuma edificação faz sombra à dos Rolins, a dos Cartaxos, dos Luiz Gomes, dos Sabinos, dos Pires, dos Juremas, dos Bandeiras, legendas que a crônica imortal de Deusdedit Leitão saiu imprimindo em dezenas de páginas.
Só faltou uma referência a seu grande filho, o governador Ivan Bichara Sobreira, aluno e professor do Colégio Padre Rolim, que algum beneficio, mesmo feito com discrição, deve ter levado à terra da sua vida real e das suas fontes literárias. Até como escritor fez de Cajazeiras um dos mais vivos cenários".
 Gonzaga Rodrigues cronista e jornalista do Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário