terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mons. José Sinfrônio de Assis: o baluarte do sertão!

Registramos, com saudades, os quatros anos de falecimento do nosso querido Mons. José Sinfrônio de Assis, ex-vigário da Paróquia Nossa Senha da Conceição, em Diamante, PB, e grande benfeitor do município de Itaporagnga.

Natural de Cajazeiras, o Mons. José Sinfrônio de Assis Filho faleceu, aos 82 anos de idade, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, no dia 19 de setembro de 2006.

Como vigário de Itaporanga por mais de cinqüenta anos teve uma vasta atuação principalmente na área educacional, onde fundou no dia 26 de maio de 1957 o Ginásio Diocesano de Misericórdia, hoje, Colégio Diocesano “Dom João da Mata”. No campo social também suas ações foram diversas, as quais podemos destacar: construção da estátua do Cristo Redentor, fundação da Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, Parque Gráfico Diocesano, entre outras ações sociais, sem contar em sua luta em favor do povo sofrido do Vale do Piancó e sertão paraibano como a criação da Casa do Menor São Domingos Sávio, entre tantas importantes ações.

Aos Pés do Cristo, um homem de bem : Aniversário de Morte de Padre Zé

Vão-se os anos. O tempo passa e cada dia a tua presença torna-se mais viva entre nós.

Fizeste a tua parte na terra, que escolheste como tua e, as marcas das tuas digitais se espalham por todos os recantos do município e se agitam sobre os montes que circundam a nossa querida Itaporanga.

No início, a peregrinação pelos quatro cantos do município, no lombo de burros e cavalos , angariando donativos para edificar, tijolo por tijolo, palmo à palmo, o educandário que honra o nome que o destes, presenteando gerações e mais gerações de jovens, carentes ou abastados com as luzes do conhecimento.

Sob a tua batuta, a sonoridade dos acordes da Filarmônica Cônego Manoel Firmino ultrapassou as fronteiras da nossa cidade, das universidades de quase todo o Brasil e invadiu o mundo, dando provas da grandeza musical dos jovens da nossa terra.

Nos envaidece mais ainda, a tua visão futurista de sempre buscar algo novo que pudesse impulsionar o desenvolvimento da nossa terra e assim foi na luta pela implantação da telefonia e outras conquistas.

Itaporanga, com orgulho, reverencia a tua obra e, os que tiveram a oportunidade de compartilhar do teu convívio sabem, como ninguém, da tua preocupação constante com o futuro da cidade, da sua gente!

Mesmo longe do cenário político, nunca abandonastes o povo nos momentos críticos das desavenças, das intempéries, das desolações. Do teu coração, sempre brotou a palavra amiga que pacificava, que acalmava, que abrandava os ânimos enfurecidos.

As pedras encontradas no caminho, em momento algum, foram obstáculos diante da tua perseverança, da tua determinação, da tua fé em Deus.

Como religioso, soubeste como ninguém conviver harmonicamente com todas as religiões e, essa atitude, rendeu a admiração e o respeito de todos.

Do tempo, foste um grande companheiro, pois mesmo com o corpo cansado das duras labutas, conseguiste fazer todo o percurso da vida com os olhos e o coração de um menino.

Oh meu velho amigo!

Como nos orgulha ter tido você em nosso meio, para podermos descobrir como é nobre a missão dos que vem ao mundo para servir, trabalhando desinteressadamente pelo bem de uma coletividade.

Hoje, com o corpo descansando aos pés do monumento que ergueste para Ele, o Cristo , filho do Deus vivo, a tua alma pode habitar ao lado do Pai Celestial onde só os justos e puros de coração haverão de sentar-se um dia.

Em nome dos pais, dos filhos e filhas, ricos e pobres de Itaporanga, rendo as graças à Deus por podermos ter usufruído do teu convívio e, em uma única palavra, quero externar o respeito e a gratidão de toda a nossa gente, te dizendo, do fundo dos nossos corações, OBRIGADO!!!!

Obrigado Monsenhor, nobre foi sua missão!

Homenagem de Francisco Saulo.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Itaporanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário