terça-feira, 4 de junho de 2013

A CULTURA POPULAR perde um de seus Representantes Autênticos.

JOÃO DE MANEZIN enquanto viveu, passou graça e alegria aos moradores de uma Cidade do Alto Sertão Paraibano.
Ele próprio era o FOLCLORE. Durante minha infância e adolescência eu ri com as palhaçadas de Mazaroppi, Cantinflas e Jerry Levis nos filmes que papai me levava para assistir no Cine Éden. Mas, eu ria ainda mais com as palhaçadas de João de Manezin.
Mas João de Manezin era um Grande 'Artista Cômico', mas nem ele nem nós Cajazeirenses sabíamos. Hoje eu imagino o Valor desse Grande Artista Popular. Muitas passagens que se eternizaram nos Circos, vieram do poder criativo desse Artista. A História de Cajazeiras deve registrar o valor da Cultura que emana do Povo. Quem estivesse perto dele sempre estava rindo.
Nunca se pintou de Palhaço. Talvez tenha sido um equívoco não termos lembrado a ele. Pois, se o fizesse, seria uma dos Melhores Palhaços do Brasil. Quantas histórias os Cajazeirense carregam na memória (inclusive eu) vividas por este 'Grande Artista Popular Brasileiro'.
Nesta foto (eu devo ser uma dessas crianças embevecidas - lado esquerdo da foto -) percebe-se que ele mobilizou a Cidade inteira, quando se propôs a manter-se (dia e noite sem parar) sobre uma bicicleta circulando em torno da 'Praça Camilo de Holanda' durante muitos dias.
Papai (Zé Cardoso - Torneiro Mecânico dos bons) me contava às gargalhadas que João de Manezin em determinada ocasião inventou de ser a 'Mulher que vira peixe'.
É tradicional também a passagem folclórica: A cidade soube que ele fez um time para ir jogar em Juazeiro do Norte. Só que não tinha nenhum jogador. Então, durante o trajeto de Cajazeiras até (acho que Jatobá (São José de Piranhas)), ele ia recrutando os atletas. Bastava vê um homem andando pela estrada que ele mandava subir no caminhão. Até que foi passando por um vaqueiro. Ele mandou o 'chofer' parar o caminhão, e da boléia convidou o vaqueiro para fazer parte do time. Aí o vaqueiro falou. E o cavalo, o que faço com ele? E João de Manezim respondeu:"Pode subir ele no caminhão". E, pra completar dizem até que o vaqueiro, mesmo em cima do caminhão não desmontou do cavalo.
Em determinado momento de sua vida ele candidatou-se a Vereador da cidade. E adotou o seguinte jargão: "Ruim por ruim, vote em João de Manezin", cuja tirada repetiu-se em várias regiões do País. Estou triste, com a "passagem" de um Grande Artista Popular, cujo 'Enorme Talento para a graça' engrandeceu minha cidade de Cajazeiras.
Este Homem me ensinou que a CULTURA POPULAR é a principal Provedora da IDENTIDADE CULTURAL dos cidadãos. Ele ensinou-me a amar as 'coisas simples' do meu País. Porque, hoje eu sei que a Poesia, a estética, e, a beleza são mais puras quando vem do 'Povo'.

E, JOÃO DE MANEZIN este Grande Artista Popular (que neste momento nos deixa), foi durante sua vida inteira um Artista do Povo. Permitam-me 'bradar' em prantos. Viva a CULTURA POPULAR do Brasil. e (como bradou Darci Ribeiro) Viva o POVO BRASILEIRO !!!!!

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário