segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Parque Cultural “O Rei do Baião”



O Parque Cultural “O Rei do Baião” promoverá nos dias 16 e 17 de agosto do corrente ano de 2013 o VI Festival de Músicas Gonzagueanas, na Comunidade São Francisco, município paraibano de São João do Rio do Peixe, uma festa tradicional do Alto Sertão, com o apoio do “Caldeirão Político” e o Grupo União São Francisco.
Para este ano, a música destacada é “Paulo Afonso”, escrita em 1955 por Luiz Gonzaga e José Dantas. O estado homenageado é a Bahia.
Luiz Gonzaga enalteceu o Nordeste em todos os momentos do seu cancioneiro. Caprichou em Paulo Afonso, quando cantou: “Louvo o nosso cassaco, caboclo bom verdadeiro, pois vejo o Nordeste erguendo a bandeira de ordem e progresso”.
As homenagens a Luiz Gonzaga em São João do Rio do Peixe foram iniciadas em 2008, e este ano teremos algumas inovações pela primeira vez, como a Missa do Vaqueiro, lembrança da criatividade do Gonzagão, e o Padre João Câncio dos Santos, no ano de 1971, no município de Serrita, em Pernambuco.
Na Comunidade São Francisco, em São João do Rio do Peixe, a Missa do Vaqueiro será celebrada no dia 16 de agosto, fazendo a abertura solene do VI FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, sob os cuidados do Padre Fábio Mota, da cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, um sacerdote líder na divulgação da causa de Luiz Gonzaga.
O Parque Cultural recebe visitantes de todo o Nordeste, por ocasião da festa gonzagueana. Uma das grandes atrações é o CONPOZAGÃO, Concurso de Poesia em homenagem ao Gonzagão e seus seguidores. A edição de 2013 homenageia Dominguinhos, um dos mais fiéis seguidores de Luiz Gonzaga.
A solenidade de abertura do FESMUZA apresenta o momento da cultura viva, dominado pela emoção denominada “Sanfonzagada”, o encontro de todos os sanfoneiros e os seus percussionistas tocando e cantando a música reverenciada, para este ano, “Paulo Afonso”.
 Chico Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário