terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ANTONIO QUIRINO DE MOURA, UM CAJAZEIRADO DAS MELANCIAS QUE HONRA A SUA HISTÓRIA…, O SEU PASSADO.

      Dentre educadores e políticos que marcaram sua história Cajazeiras destaca a figura do Dr. ANTONIO QUIRINO DE MOURA. De origem humilde, conhecedor das agruras do sertanejo, experimentou a labuta de tropeiro, roceiro, vaqueiro e de até derrubador de boi nas memoráveis vaquejadas e cavalgadas por ele lideradas. Misturou tais afazeres com o sonho de conquistar uma graduação, para a época um sonho tido como impossível para a classe social a qual pertencia.


 
  Das Melancias para Cajazeiras e de Cajazeiras para Recife foi o caminho trilhado por este sertanejo de fibra para alcançar as graduações acadêmicas necessárias à edificação dos seus sonhos, a construção do conhecimento, do saber.
          Foi uma conquista heroica para os tempos de então. Como um filho do Tropeiro Pedro Quirino ousava enfrentar a metrópole em busca de bancos escolares na capital pernambucana?…
          Com as bênçãos e proteção de Dom Bosco o ousado matuto das melancias tomou assento num dos bancos escolares do Colégio Salesiano do Sagrado Coração, no centro do Recife para os primeiros passos, uma odisseia de um estudante sonhador, predestinado a missões importantes deixadas pelo Padre Rolim e seus seguidores, missão esta lá pelas bandas das Cajazeiras, cidade paraibana fronteira com o Ceará.
          Não se fez de rogado e encarou todos os obstáculos que a época se apresentava, vencendo a todos, e ao final conquistando as graduações acadêmicas que o transformaram num educador, jurista, político, e mais especificamente uma figura humana e sensível.

Com Chico Rolim, seu padrinho político
    Não procedeu como muitos da época que após graduar-se migravam para a cidade grande, onde perspectiva de resultados financeiros era bem mais vantajosa. Fixou-se em Cajazeiras e passou a contribuir com o desenvolvimento social, educacional e político da terra do Padre Rolim.
          Seu primeiro teste como educador foi dirigir o Colégio Estadual de Cajazeiras, recém-inaugurado na Av. Pedro Gondim para em seguida receber a missão Secretário de Educação e Cultura do Município de Cajazeiras.
         
Na campanha de prefeito com Chico Rolim
   Indicado candidato a Prefeito foi eleito e teve um mandato promissor que registra feitos que impulsionaram o desenvolvimento da cidade e do município, a exemplo da Biblioteca Pública Municipal, da abertura da Rua Pe. Manoel Mariano, a famosa esquina da Rua da Tamarina, a abertura das Ruas Anizio Rolim e Francisco Aprigio Nogueira, para o acesso a BR 230, ao lado do Perpetão; o Centro Administrativo onde foi edificado o atual Forum desta Comarca, a Agência do Banco do Estado (hoje Santander) e as Agências da Saelpa e Cagepa; a construção do Canal do Sangradouro, o Quartel da Ciese (hoje BPM), Delegacia de Policia, Centro Social Urbano, dentre outras realizadas com recursos próprios do município ou em convênio com a União ou Estado, registram a sua passagem no comando do município.
    
Com a mãe e o irmão João de Deus, Chico Rolim e Claudiomar
   Como jurista, foi nomeado Advogado de Ofício desta comarca, função exercida com brilhantismo e esmero. – Na vida política, foi eleito deputado estadual por várias legislaturas. Foi eleito vice-prefeito no período da administração de Zerinho. Educador e político sensível aos problemas sociais sempre lutou pelos mais humildes o que o tornou querido de toda a comunidade cajazeirense e sertaneja.
          Sua conduta ilibada e seu perfil ético sempre o credenciaram para a assunção dos diversos cargos e funções de estado que ocupou durante sua trajetória de homem público.
         
Quem teve a graça de acompanhar e participar da sua trajetória tem sempre a satisfação e a alegria de ter contado com um homem responsável, de caráter, de confiança e de profundo conhecimento dos problemas que envolvem a administração pública.
          Nesta data que marca os seus 80 anos de existência Cajazeiras lhe rende homenagens e retribui com carinho a sua dedicação e o seu apreço a terra do Padre Rolim.
          O homem é o senhor do seu destino.
          PARABENS ANTONIO QUIRINO
VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100 Francisco Marcos Pereira.
 Professor de Direito Municipal e Direito Processual Civil do
 Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG 


Nenhum comentário:

Postar um comentário