quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vereadores podem mudar o ¨Dia da Cidade¨de Cajazeiras; 22 de agosto pode deixar de ser feriado

A cidade de Cajazeiras pode inaugurar uma grande mudança neste segundo semestre de 2013. Trata-se da data alusiva ao dia da cidade, que é comemorada em 22 de agosto.
Já contestada por historiadores do município, pois, a data não representa a fundação da cidade, os vereadores podem fazer alteração na data.
O dia 22 de agosto é o dia do nascimento do Padre Rolim, que iniciou o desenvolvimento de Cajazeiras, dando um ponta pé inicial através da educação. O município seguiu esta linha e atualmente é considerado um polo educacional, pois, conta com cinco universidades.
A emancipação política de Cajazeiras, segundo os historiadores, aconteceu na data de 23 de novembro de 1863, completando este ano 150 anos.
Esta discussão será levantada no legislativo, com a proposta de mudança na data comemorativa ao dia da cidade. O 22 de agosto ficaria reservado para as comemorações da Igreja, já que Inácio de Sousa Rolim foi padre e alavancou o desenvolvimento do município.
A fundação de Cajazeiras foi promovida pelos pais do Padre Rolim, Ana Francisca de Albuquerque (Mãe Aninha) e Vital de Souza Rolim.
A alteração na data ocorreu em 1948 por força de um projeto de propositura do ex-vereador Germiniano de Sousa (avô do ex-prefeito Léo Abreu), e agora, o retorno da comemoração original também será votada na Casa Otacílio Jurema, sendo uma propositura do líder da prefeita Denise Albuquerque (PSB), o vereador Marcos Barros (PSB).

DIÁRIO DO SERTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário