sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Escola Municipal de Ensino e Instituto Fundamental Augusto Bernardino de Souza



SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO da EMEIEF Augusto Bernardino de Souza, pronta para ser inaugurada no distrito da Serra da Arara em Cajazeiras - PB





 

Créditos: fotos do Facebook de Shirlei Menezes Maciel 


Augusto Bernadino e esposa Ana
     Quem foi Augusto Bernadino de Sousa? Boa parte aonde é hoje o distrito da Arara era a fazenda dele, uma das maiores de Cajazeiras, na região ele era o único a possuir carro que servia para atender todos que precisassem principalmente em caso de doenças, caso que ele levava para Cajazeiras sem nada cobrar. 
     Na década de 60 ele doou uma faixa de terra para ser construído pelo então prefeito, seu genro Francisco Matias Rolim, para ser erguido um grupo escolar que recebeu o seu nome. Hoje tem um nome mais pomposo " Escola Municipal de Ensino e Instituto Fundamental  Augusto Bernardino de Souza" para imortalizar aquele a que todos que o chamavam de Padim Augusto e Madenaninha. Saudade, vozinho!
 Fazenda Serra da Arara
O açude da frente, este não era usado para qualquer finalidade, servia de abastecimento d'água para os moradores.

A casa grande da fazenda, ainda hoje em pé!
O velho curral com as suas cercas de varas, hoje uma relíquia.
O açude detrás, este se destina ao banho é maior e ainda serve para irrigar o canavial  que fornecia a cana-de-açúcar para o antigo engenho, hoje apenas capim para criação de gado.




       


Nenhum comentário:

Postar um comentário