domingo, 29 de maio de 2016

João de Manoelzinho X Chiquinho de Móises - Em "O Grande Duelo"




Rua Epifânio Sobreira e sua história

  Ruas de Cajazeiras
Extraído do livro "Ruas de Cajazeiras" de Deusdeth
    Antiga artéria, situada na zona comercial de Cajazeiras, a atual Rua Epifânio Sobreira, teve, inicialmente, a denominação de Rua do Sol (segundo informações dos mais idosos da cidade), passando, depois, a ter o nome de Rua 15 de Novembro como homenagem da edilidade ao regime republicano instalado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Já em nossos dias, passou a ter a denominação rua Epifânio Sobreira, em homenagem ao benemérito cajazeirense que residiu naquela rua, onde construiu a sua bonita e confortável mansão.
    A Rua Epifânio Sobreira começa na Praça Coração de Jesus e se es-tende, na direção do poente, até à parede do chama do Açude Gran-de. Em 1890, contava com dezenove casas, quase todas localizadas no trecho comercial da cidade. Começa com considerável largura e vai se estreitando no seu prolongamento até a parede do chamado Açude Grande, onde o Prefeito Otacílio Jurema construiu uma escadaria de acesso àquele agradável recanto da cidade.
O solar do Major Epifânio Sobreira
     O velho solar do Major Epifânio Sobreira foi um ponto de referência naquele trecho da cidade. A 28 de setembro de 1924, o bandoleiro Sabino Góis tentou assaltá-lo, sendo repelido pelo seu proprietário que, no fim daquele entrevero, resultou refido à bala em um dos seus pés. Aquele lamentável episódio foi descrito pelo jornalista cajazeirense, Antonio José de Souza, em seu trabalho “Subsídios para a História de Cajazeiras” editado em 1987.
Nesta rua foi construído
o primeiro edifício comercial da
 cidade com mais de dois pavimentos
Naquela rua funcionou a redação do procurado semanário “O Rebate” que obedecia à orientação política do comerciante Marcolino Diniz e contava com o redator-chefe, o bacharel Praxedes Pitanga. Era o tempo em que a cidade contava, com “O Rio do Peixe”, de orientação diocesana; com “O Sport”, dirigido por Antonio José de Souza; com “A Ação” e com a surpreendente revista “Flor de Liz”, mantida por dedicados senhores, integrantes da Ação Católica Feminina, sob a direção de Odília leal e Rosinha Tavares..


sábado, 28 de maio de 2016

Nota da AC3 pela passagem do nosso Timbú para uma dimensão eminentemente espiritual




Adeus, Timbu! Cajazeiras perde um artista!

     Aos 72 anos, Timbu (Francisco Anchieta Ferreira Martins) faleceu em João Pessoa depois de uma agitada trajetória de vida.
    O cajazeirense Timbu, músico nato, integrou o grupo musical “Os Bembens”, Trio Tabajara de Seresta, Orquestra Chaveron” (de Zeilton Trajano),  Orquestra Ma-naíra (de Frevo”, de Mozart de Souza Assis). 

    A última grande homenagem ao grande Timbu aconteceu no carnaval  deste ano em Cajazeiras, quando a administração municipal exaltou as qualidades do velho artista na Praça do Frevo.




VEJA TAMBÉM O VÍDEO
Timbu, um grande seresteiro.



Felizardo, lugar buliçoso!



Dom Gonzales, como anda o processo de beatificação do Padre Rolim. após 5 anos do seu inicio?




sexta-feira, 13 de maio de 2016

Capa GAZETA DO ALTO PIRANHAS, 910ª edição

marcos
O jornal GAZETA DO ALTO PIRANHAS desta semana, 13 a 19 de maio de 2016, em sua 910ª edição, publica 22 reportagens, mais as colunas de Mariana Moreira Neto, Fernando Caldeira, Jose Ronildo Limeira Souza, José Anchieta César de Lima e José Antonio Albuquerque.Na página Opinião estão os artigos de Francisco Cartaxo e Rafael Holanda Holanda.
As noticias da sociedade com George Sandro
As noticias do esporte com Reudesman Lopes Ferreira
Na FAISQUEIRA estão as notinhas dos bastidores da politica.
ASSINATURAS E RECLAMAÇÕES - 83.3531.1535



terça-feira, 10 de maio de 2016

Raquel Rolim, mais um cajazeirense destaque além fronteiras

"Ótima reportagem... mostrando a realidade de uma gente humilde"
Izael Bezerra
CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO

   Cajazeiras, a cidade que ensinou a Paraíba a ler, é reconhecida como um celeiro de filhos de sucessos por este Brasil a fora. 
    Parabéns, Cajazeiras!!!


  Nesta galeria de filhos ilustres se destaca a polivalente Raquel Rolim, atriz e jornalista, que faz, com muito sucesso,  um programa semanal de reportagens e entrevistas na TV Diário de Fortaleza.




sábado, 7 de maio de 2016

Morre em João Pessoa o empresário Gonçalo Pinheiro, do Armazém Paraíba

Ocorreu na noite desta sexta-feira (06), por volta das 18:30, em sua residência, na capital João Pessoa, Gonçalo Pinheiro Torres. Ele é um dos fundadores do Armazém Paraíba N. Claudino.
Seu Gonçalo, como era chamado, tinha 88 anos e morreu em sua residência, na cidade de João Pessoa, de falência múltipla dos órgãos.
Gonçalo Pinheiro
Gonçalo Pinheiro era filho natural da cidade de Umari, no estado do Ceará, próximo à divisa com a Paraíba.
O velório do empresário acontece a partir das 07:00 deste sábado (07) no Parques das Acácias, em João Pessoa, e o sepultamento será no mesmo lugar às 16:00 horas.
O empresário era viúvo de Dona Nicéia Claudino, que morreu no dia 8 de outubro, no ano de 2010, no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Juntos tiveram seis filhos: Liane, Lisiane, Leone, Luciano, Leinaldo, Liziane e Cecília.
Fonte: diariodosertao + Fernando Caldeira