quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sagui-leãozinho: o menor primata da América do Sul.

sagui-leaozinho
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Gênero: Cebuella
Espécie: Cebuella pygmaea
O sagui-leãozinho é o menor primata encontrado na América do Sul, por ser pequeno e muito ágil avistá-lo em seu ambiente natural não é fácil.
Habita a floresta amazônica em áreas próximas a rios ou alagados, ocorrendo no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
Atinge apenas 12 a 16 cm de comprimento corporal, mais 17 a 23 cm de cauda, e pesa de 100 a 120 gramas.
Possui coloração castanha mesclada com tons cinza e amarelo, a cauda apresenta anéis levemente escuros.
Ao redor da cabeça a pelagem é comprida semelhante à juba de um leão, daí o nome sagui-leãozinho.
De hábitos diurno e arborícola, dá preferência a regiões densas da floresta.
Sua alimentação é composta por insetos, seiva e resina de árvores, frutas e brotos.
Vivem em duplas ou formam grupos com até 15 indivíduos, onde só o casal dominante se reproduz. A comunicação dentro dos grupos é feita por meio de vocalizações.
A gestação dura cerca de dois meses, podendo nascer até 3 filhotes, porém normalmente nascem 2. O pai é o encarregado de transportá-los, os deixando com a mãe apenas para amamentação, a qual ocorre até que completem 3 meses de vida.
Duas subespécies são reconhecidas: Cebuella pygmaea pygmaea e Cebuella pygmaea niveiventris.
Quanto ao seu estado de conservação, o sagui-leãozinho não está ameaçado.
Fonte: Bio Data e Saúde Animal.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

As minhas impressões do que vi no protesto de Cajazeiras!

Como estou em Cajazeiras fui ver o protesto que virou endemia pelo Brasil afora, achei-o muito bom, sem vandalismo, as lojas da Rua Padre José Tomás chegaram a cerrar as portas em vão, não havia clima para depredações!


Não sei precisar quantas pessoas par-ticiparam, acho que é o de menos já que foi uma expressiva parti-cipação de jovens, uma vez que a presença foi marcan-te! Mas uma ressalva não vi jovens pobres da periferia, diria que todos de classe mé-dia! Quiçá seja so-mente no início, pois, é importante a participação popular!
  
Afora algumas aberrações como o grito de, mais ou menos assim, FUDEU A JUVENTUDE APARE-CEU, num movimento cívico não cabe estas palavras de baixo calão, mas como é de estudantes dá pra perdoar.

Mas vi equívocos aberrantes de quem nem sabe o que diz e nem o que sabe, de-monstra cabalmente a necessidade de mais conhecimentos para melhor externar a sua revolta. Uma pessoa que se disse lojista pedindo menores im-postos na Paraíba já que São Paulo as alíquotas do ICMS são de apenas 4 a 7% e aqui são de 17%! Grave aberração do desconhecimento! Sim o protesto seria altamente válido se soubesse reclamar. Em São Paulo o ICMs é o mesmo da Paraíba: 17%! Quando eu o indaguei o jovem comerciante me respondeu eu lhe provo, eu lhe mostro as notas fiscais. Sim quando a operação é de São Paulo para a Paraíba o ICMS fica reduzido para estes menores valores e aí está a sangria dos recursos do nosso pobre Nordeste para o rico São Paulo. Nós compramos de lá e ainda pagamos impostos, ou seja, geramos empregos lá e ainda mandamos dinheiro para os ricos paulistas!
  Mas vi um progresso alentador, já se começa, pelo menos, a ter rumo do que pro-testar. Vi sendo dis-tribuídos panfletos com os objetivos específicos, ainda inconsitente, pôs demonstra necessidade mais cons-ciência política. Vejam na foto ao lado.

  Protestar, con-terrâneos é neces-sário também saber protestar para não agir com bobagens, se não se tem cons-ciência política pode servir de trampolim para líderes políticos oportunistas e todas as conquistas sociais irem para as calendas gregas!