terça-feira, 19 de março de 2013

Francisco Matias Rolim será homenageado pela AC2B

Associação de Cajazeirenses e Cajazeirados em Brasília – DF
IV ENCONTRO DE CAJAZEIRENSES E CAJAZEIRADOS - BRASÍLIA-DF

Brasília, 15 de Março de 2013.

 Ilmo. Sr.
Francisco Matias Rolim
M.D. Ex- Prefeito de Cajazeiras – PB
Cajazeiras - PB

Prezado Senhor,


Com os nossos respeitosos cumpri- mentos, informamos a Vossa Senhoria que no período de 19 a 21 de abril do corrente ano, a AC2B - Associação dos Ca- jazeirenses e Caja- zeirados em Brasília, realizará o seu IV En- contro de Cajazei- renses e Caja- zeirados na Capital Federal.

Este evento na verdade, ocorre pela quarta vez consecutiva e marca os 03 anos de fundação da nossa entidade em Brasília, criada com o objetivo de congregar os filhos da terra do Padre Rolim e seus agregados, os adotivos chamados carinhosamente por nós de Cajazeirados, além de estreitar relações de amizade, estabelecer um elo entre a capital do Brasil, o nosso estado e a nossa cidade, sempre pautando em nossas realizações as grandes bandeiras, pleitos e lutas em favor do engrandecimento de nossa terra.

Neste evento a AC2B prestará uma homenagem especial a Vossa Senhoria pela passagem dos seus 90 anos e pelos relevantes serviços prestados a terra do Padre Rolim, notadamente  na qualidade de Prefeito Municipal.

 Neste evento também serão homenageados aos médicos  que, notadamente na década de 60, prestaram relevantes serviços a cidade de Cajazeiras, são eles: Waldemar Pires, Sabino Rolim Guimarães, Epitácio Leite, Julio Bandeira, Deodato Cartaxo, Otacílio Jurema e João Izidro.

Convidamos  V.Sa. para receber as homenagens que acontecerá  na noite do dia 19 de abril de 2013, uma sexta-feira, a partir das 19:30 horas no salão nobre do Hotel Nacional de Brasília. Em seguida teremos um Coquetel de Confraternização na borda da piscina do mesmo hotel. Encerrando o nosso Encontro, no sábado dia 20, com um Churrasco AC2B com animação da banda Os Bembens.

 Na certeza de podermos contar com sua honrosa presença, agradecemos desde já a atenção dispensada.

Saudações Cajazeirenses!

A Diretoria

Comissão Organizadora.


Eduardo Pereira
Presidente da AC2B                     
Ubiratan de Assis     
Diretor de Cultura                 
Sales Fernandes
Diretor  Comunicação

 
Acesse nosso BLOG Ac2b - http://ac2brasilia.blogspot.com.br/

  
HOMENAGEADOS DO 4º ENCONTRO AC2B.

Homenagens aos Médicos
Deodato Cartaxo
Epitácio Leite Rolim
João Izidro
Julio Bandeira
Otacílio Jurema
Sabino Rolim
Waldemar Pires

Homenagens Especiais:
 Francisco Matias Rolim
 João Claudino Fernandes
 Wilson Leite Braga

 Homenagem aos Educadores
 Carmelita Gonçalves
 Padre Agripino
 Thompson Mariz

Empresários
.Alberto Gonçalves
 Alexandre Costa
 Antonio Ricardo
 Antonio Rangel Moreira
 Arlan Rodrigues
 Chico Mendes
 Constantino Cartaxo Jr
 Kildare Cavalcante
 Irlen  Rolim Guimarães
 Oswaldo Martins

Profissionais Liberais
Dirceu Galvão
José Welgton
Marcílio Cartaxo
Reginaldo Tavares
Sales Albuquerque

Convidados -  Autoridades
 Governador Ricardo Coutinho
 Senador Cássio Cunha Lima
 Senador Suplente -  José Gonzaga Sobrinho (Deca)
 Ministro das Cidades - Aguinaldo Ribeiro
 Deputado José Aldemir  Meireles
 Deputado Antonio Vituriano de Abreu

Institucionais - Convidados
Dra. Denise Oliveira – Prefeita de Cajazeiras
Luciano Cartaxo – Prefeito de João Pessoa ( já confirmou presença)
Nilson Lopes – Presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras
Léa Silva: representando os secretários da PMC

terça-feira, 5 de março de 2013

Preguilesma no Aeroporto

Por Francisco Frassales Cartaxo
Quando estive em Cajazeiras, semana passada, dei um pulo no inconcluso aeroporto Professor Pedro Moreira e, surpreso, des- cobri um estranho animal ar- rastando-se ao pé da cerca de arame. De mansinho, me aproximei e com muito esforço pude identificá-lo: um preguilesma. Não se trata daquele “monstruoso inseto de ventre abaulado cheio de pernas” que espantou o metamorfoseado Gregor Samsa, o incrível personagem de Franz Kafka. Nada disso. Preguilesma é bicho mesmo daqui, vive no aeroporto regional de Cajazeiras, seu lugar preferido.
Preguilesma é um mistura de preguiça e lesma. Um monstro. Um monstro que reúne a lentidão do mamífero à incapacidade de andar sem deixar o rastro do molusco as- queroso. Dois anos da tartaruga voadora, criada no governo Ma- ranhão, somados aos 26 meses da gestão Ricardo Coutinho fizeram nascer o preguilesma. Culpa do DER? Não. O DER, que apenas supervisiona aquele empreendimento, é ágil, muito ágil até, na construção de estradas, haja vista a execução do ousado programa rodoviário. O superintendente Carlos Pereira se esforça para entregar 400 km de pavimentação até o final de 2014. E ainda quebra tabus antigos, como pavimentar o trecho São José de Piranhas-Carrapateira, nos aproximando da histórica Santa Fé. O esforço não é em vão. A mídia noticia, com monótona frequência, a adesão de prefeitos ao projeto de reeleição do governador. E não adianta negar a tática, aliás, mais inteligente e eficaz do que promessas ao vento, tão ao gosto de lideranças políticas carcomidas.

Se é assim com estradas, por que o preguilesma mora no aeroporto?
Porque o governo é míope. Ora, se essa mio- pia fosse problema para oftalmologista, era fácil resolver: doutor Sabino Filho dava um jeito na hora... Infelizmente, a doença é muito mais grave. Basta lembrar pa- lavras de um irrequieto rapaz, arvorado em por- ta-voz de Ricardo, ao enquadrar o aeroporto como obra para gente rica. Coitado, não enxerga sequer os votos das centenas de famílias do sertão da Paraíba que usam o aeroporto de Juazeiro, para vir do Sudeste, de Brasília todos os anos... Lembro também o deslize de outro correligionário de Ricardo, prestativo, trabalhador, inteligente, mas que embarcou em onda burra, deixando escapar não ser o aeroporto prioridade para o governo do PSB! Que é isso, companheiro?
Eu disse aos colegas do MAC que erramos ao encaminhar, via DER, os problemas do aeroporto, ao invés de fazê-lo junto à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. Quem deve conduzir as ações dirigidas para desenvolver o estado é o secretário Renato Feliciano. Pelo menos ele tem obrigação funcional e política de tratar dessa questão. Não o fez até agora. Nem mesmo tentou incluir Cajazeiras no programa do governo Dilma de estímulo à interiorização de linhas aéreas regionais. Portanto, o MAC errou. O erro maior, todavia, é do governo estadual, ao dar tratamento secundário a um importante equipamento destinado a impulsionar o desenvolvimento do sertão paraibano. Não apenas de Cajazeiras, como enxerga Efraim Filho.
  Disseram-me que o secretário Fe- liciano esteve em Cajazeiras, porém, não se ouviu dele uma palavra acerca do aeroporto! Os companheiros da im- prensa, por sua vez, nada lhe per- guntaram sobre o tema, talvez, ini- bidos pelos gritos do trêfego porta-voz de Ricardo na região do Rio do Peixe, para quem o aeroporto é coisa de rico... Enquanto isso, o preguilesma cochila junto à cerca do aeroporto, deitado na babugem nascida com as chuvas de fevereiro...

segunda-feira, 4 de março de 2013

A cidade de Pombal na lente de Jose Tavares De Araujo Neto

Igreja do Rosario
 Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso 
Igreja N. Sra. do Bom Sucesso, Coluna da Hora e Bar do Centenário